terça-feira, 22 de março de 2011

Instruções para elaboração do fan fiction Anne Frank



Como já foi dito no post anterior, o fan fiction pode apresentar um novo desfecho para uma narrativa ou para um filme, agradando assim àqueles fãs inconformados com os “finais” que essas histórias tem. Neste blog, os leitores do Diário de Anne Frank criarão um novo desfecho para a história relatada no livro. Os novos desfechos devem partir de uma das três possibilidades abaixo:

A) Anne Frank não morre jovem, aos 15 anos.
B) A Segunda Guerra Mundial termina quando Anne, sua família, os van Daan e Dussel ainda estão escondidos no anexo secreto.
C) O anexo é invadido quando a família de Anne estava se dirigindo para esse local, para se esconderem da polícia nazista.

Para elaborar um novo desfecho a partir de uma dessas possibilidades, siga as seguintes instruções:

1. No Word, elabore com um colega um texto de uma lauda que corresponda a uma página do diário de Anne Frank.

2. A formatação do texto no Word deve ser a seguinte: fonte 12, Times New Roman e espaçamento simples.

3. Nessa página, devem ser relatados os acontecimentos os as informações que levam ao novo desfecho criado por você e seu colega.

4. O arquivo do Word deve conter no início da página o nome da dupla, números, ano, sala e a possibilidade de desfecho escolhido pela dupla. Além disso, o arquivo deve ser salvo no computador.

5. Após a produção do texto e a revisão do mesmo, a dupla irá postar esse novo desfecho criado como comentário deste post. Para isso, os autores deverão clicar no link comentário, copiar e colar na caixa que surge o texto produzido no Word (provavelmente isso será feito na segunda aula de informática).

Sejam criativos e criem um novo final para essa história!


quarta-feira, 16 de março de 2011

Produzindo fanfictions


Neste blog, os leitores e fãs do “Diário de Anne Frank” podem postar fanfics a partir do relato presente no livro.  Mas o que é “fanfic”?
Fanfic é uma abreviação de fan fiction e significa “histórias criadas por fãs”.  Nessas narrativas, os fãs se tornam autores da história e a recontam de outra forma, utilizando elementos e personagens da própria obra ou de outros livros e até filmes. Alguns fanfics, por exemplo, reescrevem a narrativa a partir da perspectiva de um personagem específico,  outros utilizam personagens de diversos livros e filmes para a criação de uma história que reúna todos esses sujeitos. Existem fãs que, inconformados com o desfecho de uma obra (literária ou do cinema), resolvem escrever um novo final para a história.
Para quem quiser conhecer melhor essas narrativas, aí vão algumas sugestões de fanfics:
Fanfics a partir da saga Crepúsculoà    http://foforks.com.br/fanfics-no-foforks/ 
Fanfics de livros, quadrinhos, animes, etc à  http://fanfiction.com.br/

domingo, 13 de março de 2011

Diversos caminhos que levam à história de Anne Frank


Felizmente, existem na Web vários sites que falam sobre a vida de Anne Frank e o período que ela e sua família vivenciaram no anexo secreto. Para não repetir o que esses sites e os livros dizem (e também para não cansar os leitores desse blog!), disponibilizamos aqui alguns endereços interessantes que contam com mais detalhes a biografia de Anne e de seus familiares e o contexto histórico em que foi produzido o diário. Em um desses sites, o usuário pode visitar o anexo secreto e conhecer um pouco mais o local onde se passa o relato do livro:

Esse é o site oficial do museu Anne Frank que fica em Amsterdam. Infelizmente o site não está em Língua Portuguesa, mas há as opções Inglês e Espanhol. Nele há várias imagens do museu, fotografias e a possibilidade de ser fazer um passeio virtual pelo anexo secreto.


Site em Língua Portuguesa que apresenta várias informações adicionais sobre Anne Frank, seu diário e o museu feito em sua homenagem.


Esse é o canal de Anne Frank no Youtube. Nele você pode visualizar documentários sobre a história de Anne Frank, entrevistas com pessoas que são citadas no diário, trailers dos filmes já feitos sobre o diário e até mesmo animações sobre Anne. A maioria dos vídeos são em inglês, mas é possível encontrar alguns com legenda em português e espanhol.